O Dia das Bruxas é um evento de origem estadunidense cuja comemoração ocorre nas mais diversas partes do globo, inclusive nos países orientais. Neste artigo, você entenderá o significado desta data para os habitantes do Japão, Coreia do Sul, Vietnã, China e Tailândia.

O Halloween no Japão

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão sofreu uma forte pressão política por parte dos Estados Unidos, o que resultou em uma presença maior de elementos da cultura estadunidense no dia a dia do povo japonês.

Houve de fato, uma resistência inicial por parte das pessoas, que prezavam pelas tradições. Todavia, ao longo dos anos, o Halloween foi sendo absorvido e incluso como elemento da cultura nipônica.

Muitos dos elementos próprios do Halloween já eram presentes no dia a dia japonês, como o uso de fantasias (amplamente praticada no Japão pelos cosplays) e a icônica abóbora, a qual já fazia parte da alimentação dos japoneses.

Assim como nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas é comemorado pelos japoneses no dia 31 de outubro. É comum a organização de grandes eventos contando com apresentações de grupos musicais e a presença de milhares de japoneses trajando as mais diversas fantasias.

Um detalhe a ser destacado é que, diferente de outros países, no Japão não é comum o consumo de álcool durante as festas de Dia das Bruxas.

Creditos Imagem: engoo.com

O Halloween na Coreia do Sul

Após a Guerra da Coreia, houve uma vasta miscelânea de elementos da cultura sul-coreana com elementos da cultura estadunidense, o que acarretou com a adoção de datas comemorativas originarias do ocidente, tal como o Dia das Bruxas.

O Dia das Bruxas na Coreia do Sul é muito semelhante ao do Japão. Milhares de pessoas se reúnem em grandes centros comerciais onde são montados palcos para a apresentação de grupos de k-pop. Diferente dos japoneses, os sul-coreanos costumam consumir bebidas alcoólicas durante eventos de Halloween.

Parte deste dia é dedicado pelos sul-coreanos à visita aos túmulos de seus antepassados, em que os agradecem pelos frutos de seus trabalhos e deixam oferendas como arroz e frutas.

Infelizmente, houve um caso no ano passado (2022) na cidade de Seul, onde em um evento de Halloween algumas pessoas acabaram perdendo a vida em um acidente. Devido a esta fatalidade, as autoridades sul-coreanas devem proibir a organização de eventos com participação de um grande número de indivíduos.

Creditos Imagem: alemdacoreia.com

Vietnã e a Noite das Bruxas

O caso do Vietnã talvez seja o mais curioso nesta lista. No país, o Dia das Bruxas também é produto da influencia cultural dos Estados Unidos (após a Guerra do Vietnã); contudo, diferente do Japão e Coreia do Sul, citados anteriormente, o Halloween no Vietnã é considerado feriado em todo o território nacional.

Os vietnamitas dedicam o dia a montar elaboradas festas com os mais diversos elementos relacionados ao terror/horror. O tradicional “doces ou travessuras” também é praticado pelas crianças vietnamitas, que correm as ruas batendo de porta em porta em busca de balas.

Créditos Imagem: vinpearl.com

China e o Festival dos Fantasmas Famintos

É de conhecimento geral que a China batalha constantemente contra a influência política e cultural dos Estados Unidos. Sendo assim, é natural que datas comemorativas de origem estadunidense, tal como o Halloween, não façam parte da cultura chinesa.

Entretanto, há um evento semelhante ao Dia das Bruxas que vale ser mencionado neste artigo: o Festival dos Fantasmas Famintos ou Zhōngyuán Jié como é chamado pelos chineses (中元節 no chinês simplificado/tradicional).

O Festival dos Fantasmas Famintos ocorre anualmente na quinta noite do sétimo mês do calendário chinês. Segundo a tradição, é nesta data que os espíritos famintos deixam o submundo para vir ao mundo dos vivos. Durante o festival, as pessoas acendem incensos e queimam papel machê com o intuito de espantar os espíritos.

Créditos Imagem: templolohan.com

Tailândia e o festival Phi Ta Khon

Apesar de receber forte influência estadunidense, chinesa, coreana e japonesa, na Tailândia não se comemora o Halloween (salvo, claro, por algumas comunidades de estrangeiros). Contudo, vale mencionar o festival Phi Ta Kohn.

O festival pode ocorrer entre março e julho, visto que as datas são selecionadas anualmente pelos médiuns responsáveis por organizar o evento. O Phi Ta Khon é um festival de origem budista, assim é natural que ao longo do festival ocorram momentos dedicados a orações e louvor espiritual.

As origens deste festival remete em grande parte a lenda budista, Vessantara Jātaka o que mostra o quanto a cultura tailandesa impressiona com alto número de contos míticos e lendas. Durante o festival é comum encontrar pessoas trajadas como fantasmas de Phi Ta Khon, as quais carregam consigo bastões de bambu e dançam ao longo de todo festival.

Creditos Imagem: Wikipedia.org